Geral

Flávio aciona Justiça Eleitoral contra diretor-geral da PF e acusa uso político da corporação no 1º turno

A campanha de Flávio Bolsonaro (PL) apresentou neste domingo, 11 de outubro, uma notícia-crime à Justiça Eleitoral contra o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues. A representação pede que seja investigado se o chefe da corporação utilizou a estrutura da PF em benefício político durante o primeiro turno da eleição presidencial. O foco da ação é uma declaração feita por Rodrigues no próprio dia da votação, 4 de outubro, quando informou publicamente que havia uma apuração em andamento sobre possível interferência estrangeira nas eleições brasileiras. 

Segundo a representação, a manifestação de Andrei ocorreu enquanto milhões de brasileiros ainda estavam votando. Na entrevista coletiva concedida naquele domingo, o diretor-geral afirmou que a Polícia Federal havia recebido uma representação da Advocacia-Geral da União sugerindo a apuração de uma eventual interferência externa e que o material estava sob análise da Diretoria de Inteligência. Ele também esclareceu que ainda não existia um inquérito formalmente instaurado. 

A defesa de Flávio sustenta que a divulgação da existência daquela apuração em pleno dia da eleição produziu repercussão política e contribuiu para alimentar uma narrativa desfavorável à candidatura do PL. Os advogados argumentam que a estrutura institucional da Polícia Federal não poderia ser utilizada de maneira que beneficiasse ou prejudicasse uma candidatura durante a votação. Essa, contudo, é a tese apresentada pela campanha e ainda não representa uma conclusão da Justiça Eleitoral sobre a atuação de Rodrigues. 

Um dos principais argumentos utilizados pelos advogados é o fato de a apuração preliminar ter sido encerrada apenas três dias depois. Em 7 de outubro, a Polícia Federal arquivou o procedimento por entender que não havia indícios mínimos suficientes para a abertura de um inquérito criminal sobre interferência estrangeira na eleição. O arquivamento passou a ser utilizado pela defesa de Flávio para questionar por que a investigação preliminar havia sido anunciada publicamente antes de existir base suficiente para a instauração de um procedimento formal. 

A origem da controvérsia remonta aos últimos dias de setembro. Uma reportagem do jornal britânico The Guardian mencionou discussões nos Estados Unidos envolvendo aproximadamente US$ 1 milhão destinados a um projeto chamado “Countering Lawfare and Censorship in Brazil”. A iniciativa estava relacionada a grupos críticos a decisões do Judiciário brasileiro. A Advocacia-Geral da União reagiu ao conteúdo e enviou representações às autoridades brasileiras para que fosse analisada uma possível interferência externa no processo eleitoral. 

A defesa de Flávio sustenta que os documentos apresentados naquele momento não apontavam crime específico, destinatário comprovado dos recursos ou execução concreta de financiamento eleitoral irregular. Também argumenta que o suposto repasse mencionado nas reportagens ainda estava em discussão e não havia sido comprovadamente realizado nos termos que poderiam caracterizar uma interferência direta na eleição brasileira. Esses pontos agora deverão ser avaliados pela Justiça Eleitoral caso a notícia-crime avance. 

Os advogados mencionam dispositivos do Código Eleitoral que proíbem o uso de serviços ou estruturas da administração pública em benefício de partidos ou candidaturas. Entre eles está o artigo 377, relacionado à utilização de serviços públicos para favorecer organização partidária, além das sanções previstas na legislação eleitoral. A campanha afirma que pretende saber se houve abuso institucional na decisão de dar publicidade à investigação preliminar durante o primeiro turno. 

O pedido não se limita a uma apuração genérica. A defesa de Flávio solicita que sejam reunidos documentos da Advocacia-Geral da União, da Polícia Federal e da Procuradoria-Geral da República relacionados ao episódio. Também pede acesso à gravação completa da entrevista coletiva de 4 de outubro e o depoimento de Andrei Rodrigues sobre as circunstâncias em que decidiu tornar pública a existência da apuração preliminar. 

Outro ponto da representação é o pedido para que a investigação não fique sob responsabilidade direta da própria Polícia Federal. Como o diretor-geral da instituição é o alvo da notícia-crime, a defesa argumenta que a apuração deveria ser conduzida pelo Ministério Público Eleitoral ou permanecer sob sua supervisão, como forma de evitar eventual conflito institucional. 

A campanha de Flávio também associa o episódio a declarações feitas naquele período por integrantes do governo Lula. A tese apresentada é que a possibilidade de interferência norte-americana passou a ser explorada politicamente e recebeu peso institucional com a manifestação pública da Polícia Federal. Ainda assim, não há até o momento uma decisão judicial reconhecendo que Andrei tenha atuado com intenção eleitoral ou para beneficiar o PT. A existência da notícia-crime significa apenas que essa hipótese foi formalmente submetida à Justiça para análise. 

O arquivamento posterior da apuração também não prova, isoladamente, que sua abertura preliminar tenha sido irregular. Investigações iniciais podem ser encerradas justamente porque a fase de verificação não encontra elementos suficientes para prosseguir. A questão colocada pela defesa de Flávio é diferente: os advogados questionam se era adequado divulgar publicamente essa apuração no dia da votação, antes de existir inquérito formal e quando ainda não haviam sido encontrados indícios mínimos para o prosseguimento. 

O Tribunal Superior Eleitoral também havia se manifestado sobre o tema da suposta interferência estrangeira. Segundo informações divulgadas depois do primeiro turno, não foram apresentados elementos concretos que permitissem afirmar que o financiamento mencionado tivesse produzido interferência efetiva na eleição brasileira. Da mesma forma, a PGR não apontou base suficiente para levar adiante uma investigação criminal sobre os fatos nos moldes inicialmente sugeridos. 

A nova ofensiva jurídica ocorre em meio a uma sequência de disputas eleitorais levadas aos tribunais pelas duas campanhas presidenciais. Tanto Flávio quanto Lula têm recorrido ao TSE contra conteúdos em redes sociais, impulsionamentos, alegações de desinformação e possíveis abusos institucionais. A Justiça Eleitoral tem analisado esses casos individualmente, com decisões que já atingiram conteúdos e estratégias de ambos os lados. 

No caso de Andrei Rodrigues, o ponto central será determinar se sua declaração de 4 de outubro foi apenas uma comunicação institucional sobre uma providência tomada pela Polícia Federal ou se houve utilização indevida da posição e da estrutura da corporação com finalidade eleitoral. Para uma eventual responsabilização, essa segunda hipótese precisará ser demonstrada com provas, e não apenas pela proximidade temporal entre a entrevista e a votação.

O episódio também chama atenção porque Rodrigues já aparece em outras controvérsias institucionais recentes. Reportagens desta semana mostraram que divergências sobre a atuação da direção da PF chegaram inclusive ao Supremo Tribunal Federal, especialmente em discussões envolvendo outras investigações. Esse contexto, porém, é separado juridicamente da notícia-crime eleitoral apresentada por Flávio e não serve por si só como prova das acusações feitas agora. 

Assim, o fato concreto deste domingo é que Flávio Bolsonaro acionou formalmente a Justiça Eleitoral contra Andrei Rodrigues e pediu uma investigação para verificar se o diretor-geral da Polícia Federal utilizou a estrutura da instituição para produzir impacto político no primeiro turno. O argumento central está na divulgação, no próprio dia da votação, de uma apuração sobre possível interferência estrangeira que seria posteriormente arquivada por falta de indícios mínimos de crime. 

A Justiça Eleitoral agora terá de avaliar se existem elementos suficientes para instaurar uma investigação, requisitar os documentos solicitados e ouvir o diretor-geral da PF. Até que isso aconteça, as acusações permanecem como alegações da campanha de Flávio. O eventual arquivamento da apuração sobre interferência estrangeira é um fato confirmado, assim como a entrevista de Andrei no dia do primeiro turno; o que ainda está em discussão é se a forma como o episódio foi divulgado ultrapassou os limites da atuação institucional e produziu alguma consequência eleitoral juridicamente relevante. 

Mostrar mais

LEIA TAMBÉM: