Menu

Encerram-se as buscas pelo pianista Tenório Junior, amigo de Toquinho e Vinícius de Moraes, após meio século de mistério

Após 50 anos, o pianista Tenório Júnior é identificado como vítima de homicídio na Argentina. Descubra a história por trás dessa tragédia e sua busca por justiça.

2 semanas atrás

Após quase cinco décadas de incertezas que permeavam a história da música brasileira, o destino do pianista Francisco Tenório Cerqueira Júnior, conhecido como Tenório Júnior, foi finalmente esclarecido na última sexta-feira, 12 de setembro.

Desaparecido na Argentina em 1976, o músico foi confirmado como vítima de homicídio em decorrência de disparos e posteriormente sepultado como indigente. As informações foram obtidas da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos (CEMDP).

A identificação foi realizada pela Equipe Argentina de Antropologia Forense, que analisou as impressões digitais de Tenório e as confrontou com as de um corpo não identificado localizado dias após seu desaparecimento.

A confirmação da notícia remeteu à noite de 18 de março de 1976, em Buenos Aires, reavivando as memórias sobre os eventos do dia em que a pessoa desapareceu.

Tenório Júnior, renomado pianista de sua geração, encontrava-se na cidade para uma turnê histórica ao lado de Toquinho e Vinícius de Moraes quando, ao sair do hotel para comprar cigarros, desapareceu sem deixar rastros.

A resolução do caso é fruto de uma colaboração entre Brasil e Argentina. A Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos (CEMDP), que possui um protocolo para a coleta de material genético de familiares de desaparecidos, coordenou esforços com instituições argentinas para realizar o cruzamento de dados.

Após receber a confirmação, a comissão anunciou que imediatamente notificou a família do pianista. O desaparecimento de Tenório Júnior aconteceu poucos dias antes do golpe militar que deu início a uma das mais violentas ditaduras da Argentina.

O caso integra um conjunto de investigações relacionadas à Operação Condor, uma coalizão repressiva entre os regimes militares da América do Sul, cuja finalidade era a perseguição de opositores políticos nas décadas de 1970 e 1980.

Atualmente, a família de Tenório Júnior enfrenta o luto pela confirmação de sua morte. O corpo do músico foi encontrado na ocasião com evidências de disparos de arma de fogo em um terreno abandonado e sepultado no Cemitério de Benavídez.


CONTINUAR LENDO →